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Consolidar uma logo marca não é tarefa fácil. Ainda assim, marcas como a Coca-Cola, Mercedes-Benz e a Chevrolet, por exemplo, têm alguns dos símbolos mais reconhecidos ao redor de todo o mundo.

Enquanto algumas marcas optam por poucas mudanças ao longo do tempo, outras olham para a necessidade constante de mudanças. É o caso da Volkswagen, que pela primeira vez, em seis anos, tem planos de mudar o seu emblema “VW”. A renovação acompanha o movimento da empresa em direcção a “era” dos carros eléctricos.

Numa conferência de imprensa realizada em Berlim, o director de marketing da empresa, Jochen Sengpiehl, descreveu que o novo design não irá funcionar apenas em modelos de carros, mas também será adaptável aos vários tamanhos de tela.

Preparado para ser lançado no próximo ano ao lado de outros carros eléctricos, a novidade será uma tentativa de parecer mais acessível e “menos rígida”, explicou Sengpiehl. A Volkswagen também espera que isso ajude a ressaltar a sua natureza inovadora para justificar os seus preços.

A última vez que a empresa mudou o logo foi em 2012, desenho que mudou pouco desde 1939. O anúncio da marca ainda revela que, a partir do ano que vem, haverá uma nova estratégia de marketing na companhia para convencer consumidores a trocarem os carros tradicionais pelos de bateria.

A VW também expandirá o uso de mídia digital e social, para ajustar melhor o seu marketing e promover a sua nova identidade visual.

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