In news

A Vodacom testou recentemente com sucesso a tecnologia 5G no país em parceria com a Nokia, tendo já efectuado uma chamada de dados através desta rede. 

Para a realização do ensaio o regulador alocou gratuitamente, por um período de dois anos, à Vodacom, o espectro que garante o uso da tecnologia 5G em Moçambique. O 5G é uma rede virada essencialmente à conexão de dados, em altíssimas velocidades.

Com esta acção, a Vodacom torna-se na primeira operadora de comunicação móvel, no país, a usar a Rede 5G e reafirma o seu posicionamento como empresa focada na inovação e acima de tudo, em proporcionar uma experiência cada vez melhor aos Clientes. Este avanço surge depois do lançamento da rede 4.5G, em Março de 2019.

A tecnologia 5G oferece uma banda móvel com conexões de internet com uma velocidade ultra-rápida e uma excelente experiência de utilização de dados e voz.

Além da melhoria na velocidade, espera-se que a rede 5G gere um ecossistema massivo para a Internet das Coisas (IoT), no qual as redes possam atender às necessidades de comunicação de biliões de dispositivos conectados, com um equilíbrio justo entre velocidade, latência e custo.

Numa primeira fase e com os recursos espectrais disponíveis, a velocidade alcançada com a rede 5G estará acima dos 400Mbps, portanto, quatro vezes acima daquilo que é a velocidade actual na tecnologia 4.5G.

Recommended Posts
0