In news

Nos dias de hoje é praticamente impossível não se preocupar com a repercussão das publicações feitas nas redes sociais.

Perguntas como: Quais os posts das marcas que geram um maior número de interações no Facebook? Quais os que alcançam mais “likes”? Quais as publicações que funcionam melhor (mais curtas ou mais longas)? Será mais eficaz realizar o upload de vídeos diretamente na plataforma ou partilhar links do YouTube? Quais serão os melhores dias e as melhores horas para publicar? Já passaram pela cabeça de todos os grandes gestores de marcas ou marketeers.

Pois bem, para responder a estas dúvidas o Buzzsumo, empresa especializada em marketing de conteúdos realizou um estudo sobre o tema. A pesquisa analisou mais de mil milhões de posts no Facebook, efectuados por três milhões de marcas, desde pequenas e médias empresas até gigantes, como a Nike e os resultados seguem abaixo:

1-Quanto as publicações que criam maior envolvimento:

Quanto as publicações que criam maior envolvimento ou que motivam mais o leitor  temos em primeiro lugar as que apelam directamente à participação dos utilizadores, seja através de uma pergunta ou de um inquérito. No entanto, embora estas representem as publicações com maior número de “likes”, não são as mais partilhadas pelos utilizadores.

Em segundo lugar temos as publicações acompanhadas de imagens, que apresentam altos níveis de interacção, tanto no que diz respeito aos “gostos”, como ao número de partilhas.

Os posts com vídeos surgem na terceira posição do ranking das publicações que geram maior envolvimento na plataforma. Estes são, aliás, os posts mais partilhados pelos utilizadores do Facebook.

2-Formato das publicações 

Em relação ao formato das publicações – curto ou longo – a investigação da Buzsumo demonstra que aquelas que detêm menos de 50 caracteres motivam uma maior interacção. Tal indica, portanto, que os utilizadores da rede social liderada por Mark Zuckerberg vêm esta plataforma como um espaço para descobrir conteúdos e expressar reacções e não tanto como um local para ler artigos em profundidade preferindo então que as publicações sejam mais curtas mas o mesmo não acontece em relação ao conteúdo externo. Deste modo, os posts que possuem links que direcionam para artigos de mais de mil palavras registam uma maior taxa de engagement do que qualquer outro tipo de peça.

3- Conteúdos Visuais

No que respeita aos conteúdos visuais, os do Instagram obtêm um envolvimento 23% superior aos do Facebook. Pelo contrário, os vídeos publicados directamente no Facebook são bastante mais partilhados do que aqueles que envolvem links do YouTube.

4-Melhor Período para publicação

De acordo com a pesquisa, o momento do dia em que as marcas alcançam níveis de envolvimento mais elevados situa-se entre as 22h e a meia-noite.

O melhor dia para publicar é domingo. As conclusões atestam, assim, que as marcas obtêm maior sucesso na rede social quando publicam conteúdos em períodos em que a concorrência, com outras marcas, é menor.

Fonte: www.ligateamedia.pt

Recent Posts
0