In MOÇAMBIQUE

O SAXOFONISTA moçambicano e Superbrand 2015 Moreira Chonguiça participa a partir de domingo,à convite da estilista angolana Nadir Tati, em Portugal, no festival de moda – Moda Lisboa.

Para o etnomusicólogo moçambicano, este trabalho conjunto é uma referência na promoção e divulgação de cultura e criatividades africanas.

“Conheço a estilista Nadir Tati e aprecio o seu trabalho. Esta colaboração é mais um exemplo de que na cultura não há fronteiras. Até porque nós os dois temos parcerias em outros projectos. Essa é mais uma experiência que resulta dessa cooperação existente entre nós como artistas e como países, Moçambique e Angola”, anota o saxofonista.

O trabalho da artista angolana, denominada “A voz de Angola”, é de “transportar” para o mundo toda uma história africana que passa por um processo de identidade e afirmação de um continente que acompanha cada vez mais o mundo num processo de globalização.

A estilista explica que bordados, drapeados, transparências, rendas e tecidos africanos irão dar corpo a esta obra criativa desta que é a grande mestre e diva da moda angolana.

Tati é a principal referência quando se fala de moda contemporânea em Angola. Formada em Criminologia, consultora de imagem e desenho de moda, trabalhou durante vários anos como manequim, uma profissão que lhe despertou a paixão pelas artes e pelo fascinante mundo da moda, em especial a moda africana.

A artista afirma que encontra inspiração na sua própria vida e na história da vida dos angolanos. As suas colecções são elegantes, modernas e glamorosas, sem contudo, esquecer a identidade angolana.

A voz de Angola é o tema da sua mais recente colecção africana. Delicada e refinada, esta colecção foi inspirada na situação actual da mulher angolana no mundo. Tenho em atenção o desenvolvimento e a história da mulher angolana, que cada vez mais sofisticada, luta para um lugar de destaque na sociedade. É uma colecção sublime de vestidos de noite, dourados e vermelhos trabalhados ao detalhe.

“É algo não comum. As colaborações sempre são feitas e mostram uma mais vez que a diferença é feita por aqueles que são um pouco atrevidos. Aunião entreos povos”..

Fonte: Jornal Noticias.Mz

Recent Posts
0