https://www.instagram.com/p/BlXcFS7FgGR/?utm_source=ig_web_copy_link
O clube italiano Juventus, lançou recentemente o seu terceiro uniforme para a nova temporada 2018/19 e o destaque deve-se ao facto dos uniformes serem feitos com resíduos de plásticos colectados dos oceanos, com tons de cinza e logo da Juventus destacado na cor amarela. Os detalhes sobre o lançamento foram anunciados em comunicado oficial no site da equipa.
O clube investiu cerca 112 milhões de dólares para conseguir levar Cristiano Ronaldo para território italiano, mas só nos novos uniformes já arrecadou 86 milhões, apesar de receber apenas 18% dessa quantia, dado que a maior parte, 82%, destina-se à Adidas.
O material utilizado se chama Parley Ocean Plastic-um tecido feito totalmente de plástico recolhido dos oceanos. A ideia é resultado da colaboração entre a Adidas e a organização Parley for the Oceans, programa que visa contribuir para a redução da poluição marinha por lixo plástico.
A Adidas, que é membro fundadora da Parley Ocean Plastic, busca redesenhar roupas desportivas através de materiais inovadores.
Vale relembrar que recentemente a ONU declarou guerra ao lixo provocado pelos plásticos nos oceanos na sua campanha “Clean Seas”. Estima-se que 80% de todo o lixo nos oceanos é composto por plásticos, pelo que a ONU afirma que não há tempo a perder e vai lançar vários apelos.
Caso o ritmo actual do consumo de garrafas, sacos e copos de plástico se mantenha, estima-se que em 2050 os oceanos vão ter mais plásticos do que peixe e cerca de 99% das aves marinhas terão ingerido estes lixos.