In MOÇAMBIQUE

Ontem, dia 30 de Junho pelas 17:30, decorreu a Premiação da 3ª edição da Superbrands Moçambique. O evento apresentado no Aquarius Bar do Polana Serena Hotel contou com a presença de cerca de 150 convidados. O Superbrands Moçambique 2015 tem como lema “Brands we love” ou “Marcas que amamos”. “Em tempos de crise as Marcas têm que diferenciar, que se relacionar com os seus clientes e mostrar que estão no coração dos consumidores, por isso escolhemos este lema para reforçar essa mensagem em Moçambique, referiu Patrícia Aquarelli da Superbrands.

Nesta 3ª edição da Superbrands em Moçambique foram premiadas 24 marcas seleccionadas pelo conselho. As marcas premiadas foram: Água da Namaacha, BCI, BNI, CDN, Dona, Fatelli & Fatelli, Índico Seguros, LM Radio, Mama Africa, Mcel, Millennium Bim, Miramar, Moçambique Companhia de Seguros, Moçambique Previdente, Polana Serena Hotel, Premier SuperSpar, Sapo, South African Airways, Sunseed, Taverna, Trassus, Único, Vumba e Moreira Chunguiça.

Como referiu Miguel Proença da Superbrands “Estas foram as marcas que quiseram ir mais longe e apresentar-se ao público nacional e internacional como marcas de excelência. Marcas que estão vivas, fortes e que representam o país e da sua dinâmica”.

A Superbrands Moçambique apresentou este ano a uma novidade na premiação das marcas Superbrands: Tal como aconteceu na Alemanha com Boris Becker, em Moçambique Moreira Chonguiça, tornou-se a primeira Marca Pessoal, que não sendo empresa, é apresentada como uma Superbrand.

O ponto alto da noite foi a entrega do troféu a músico Moreira Chunguiça e a presença de sua Excelência o Sr. Ministro da Educação Jorge Ferrão que enalteceu as qualidades altruístas do músico, referindo-se ao seu trabalho social junto com os jovens e dos mais desfavorecidos.

A Superbrands é uma plataforma internacional que promove Marcas de Excelência em 89 países em todo o mundo. A participação é feita exclusivamente por convite a partir das marcas selecionadas pelo Conselho Superbrands.

Moçambique, conta já com 3 edições, nas quais foram eleitas cerca de 200 marcas e mais de 50 já receberam o Selo Superbrands e todos os benefícios de fazer parte das Superbrands. Os seleccionados beneficiam de uma campanha de comunicação associada ao evento e o livro Superbrands, publicação Coffee Table Book. Na edição de 2015, as Superbrands tiveram ainda duas novidades: uma palestra de Pedro Veloso, especialista internacional em branding e um estudo de mercado online realizado pela Multidados.

A escolha das marcas é feita de forma independente por um conselho constituído por empresários, marketeers e comunicação social que avalia as marcas segundo um conjunto de critérios:

Domínio de mercado – Se a marca possui uma cota de mercado significativa dos seus produtos e serviços
Longevidade – Se a marca possui as qualidades e atributos necessários para resistir a tendências negativas do mercado.
Goodwill – Se marca e percebida favorável mente pelos consumidores e aceite sem reservas.
Fidelização – Se os consumidores a escolhem de forma contínua a outras marcas existentes no mercado.
Aceitação – Se a marca faz parte do dia-a-dia dos consumidores no seu segmento de mercado.

A próxima edição em Moçambique arrancará a partir de Agosto com a escolha do Conselho Superbrands que fará a avaliação das marcas participantes.

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