In news

É um facto que a esmagadora maioria das pessoas hoje é contra o racismo, mas ainda se faz necessário reiterar que, qualquer tipo de discriminação racial é um crime.

A UNESCO sabe muito bem disso, e nos últimos tempos tem vindo a promover a sua Coalizão Internacional de Cidades Inclusivas e Sustentáveis, exactamente para reforçar a prática de medidas que promovam a inclusão de minorias étnicas para quem sabe, eliminar de vez a questão em algum momento no futuro.

Isso passa pelo mundo do desporto, claro, incluindo o xadrez que em tempos recentes serviu de base para uma nova campanha publicitária da organização. Na campanha de comunicação, a UNESCO juntou o actual campeão mundial do xadrez Magnus Carlsen e o mestre enxadrista Anish Giri, para disputarem uma típica partida do jogo, mas com uma mudança essencial: ao invés das peças brancas, são as pretas que tem o direito ao primeiro movimento.

A ideia por trás da acção, que foi lançada no passado Dia Internacional da Eliminação da Discriminação Racial (21 de março), é promover a consciência de que o fim do preconceito racial vem acima de tudo na mudança da mentalidade das pessoas, que quase sempre se mantém ao “já estabelecido” para justificar certas práticas, incluindo as que envolvem o racismo.

Recommended Posts
Audi, Audi 1, Audi 7, nado sincronizado, news, branding, Superbrands Moçambique