In news

Teve lugar nos dias 26 e 27 de Março, em Maputo, a terceira edição da conferência Marketeers em Acção 2018 (MEA), que este ano decorreu sob o lema Construindo Marcas Sustentáveis, numa iniciativa da organização internacional Superbrands Moçambique.

O primeiro dia do evento, teve lugar no salão nobre do Polana Serena Hotel e foi presidido pelos representantes da Superbrands Moçambique, Patrícia Aquarelli e Miguel Proença que estiveram diante de um público de mais de 250 convidados divididas entre oradores, representantes de instituições, empresários e empreendedores com o objectivo de debater em torno dos mais relevantes assuntos ligados a importância da sustentabilidade das marcas nacionais.

O reitor da Universidade Pedagógica e pesquisador sócio-ambiental Jorge Ferrão, foi o primeiro orador que subiu ao palco do MEA 2018, onde falou em torno da importância de se investir cada vez mais no turismo moçambicano. Em seguida, o director da Ipsos, Jaime Fernandes, apresentou resultados de pesquisas realizadas no país em vários segmentos, destacando a importância dos estudos de mercado e de investimentos publicitários para a perpetuação das marcas.

Já o Embaixador do Brasil em Moçambique, Rodrigo Baena Soares, dividiu com o público a sua extensa experiência diplomática.

Em representação a activista-social Graça Machel, estiveram presentes as representantes do Instituto Zizile, Zélia Menetti e Maura Silva que falaram em torno das actividades que a organização tem desenvolvido em prol da educação na primeira infância. Em seguida, o Director de marketing do BCI, Rogério Lam, apresentou a evolução da marca do banco desde os anos 90 até aos dias de hoje e destacou ainda, a importância da criação de marcas sustentáveis aliadas a elementos culturais.

Na sequência, Bruno Mello, fundador e editor executivo do Portal Mundo de Marketing, veio especialmente do Brasil, para falar sobre conceitos e atitudes a respeito da sustentabilidade, revelando valiosas dicas sobre o assunto. Quem encerrou o primeiro dia de evento, foi o condecorado músico, compositor, empresário social e produtor moçambicano, Moreira Chonguiça, que arrancou diversos aplausos e risos da plateia, num emocionante discurso étnico-cultural, onde o artista destacou o amor pelo seu país.

O segundo dia de Conferência, teve lugar no CCBM – Centro Cultural Brasil Moçambique, onde aproximadamente 200 estudantes de várias universidades de Comunicação Social de Maputo, tiveram a oportunidade de colher informações e conhecimentos sobre o tema, num evento que contou com a presença dos oradores Bruno Mello, Rogério Lam, Jaime Fernandes e Joana Caprichoso.

O evento privilegiou também um espaço interactivo com os estudantes, numa mesa redonda que juntou os criativos Anderson Lima, Elsa Paul e João Pereira. Ademais, a sessão premiou o grupo de estudantes do Instituto Superior de Comunicação e Imagem de Moçambique (ISCIM), pelo vídeo publicitário para o combate ao suicídio.

A organização Superbrands Moçambique prepara agora a Gala Superbrands, que vai premiar as grandes marcas de excelência no país, um evento a acontecer no próximo mês de junho do ano corrente.

De referir, que a Superbrands Moçambique é uma organização internacional e independente, que se dedica na promoção da política do branding e do reconhecimento das marcas de excelência em 89 países, deste 1995. A organização homenageia anualmente um conjunto de marcas com base na opinião dos consumidores e de um conselho, constituído por especialistas reconhecidos nacionalmente e internacionalmente nas áreas de marketing e comunicação social.

Recent Posts
0