In news

A Morestar Entertainment, marca que produziu o “álbum colaborativo”, M & M: Moreira Chonguiça & Manu Dibango, anunciou esta semana em comunicado, a nomeação do álbum para o “South African Music Award” (Prémio de Música Sul Africana), na categoria de “Best African Artist Album” (Melhor Álbum de Artista Africano).

Lançado em 2017, depois de 5 anos de produção, o álbum presta homenagem aos grandes clássicos do jazz que marcaram as carreiras do saxofonista moçambicano, Chonguiça e do saxofonista camaronês, Dibango.

“Sinto-me honrado que este álbum tenha sido reconhecido pela indústria musical sul africana. O M & M mostrou, uma vez mais, o poder da colaboração. Foi um enorme privilégio gravar lado a lado com um dos maiores músicos de África, e esta é uma experiência que me marcará para sempre”, disse Moreira.

“Esta foi uma experiência especial para mim, trabalhar com um músico que não é apenas um saxofonista companheiro mas também meu amigo. Apesar da diferença de idade, temos muitas semelhanças nos nossos estilos musicais. Aproveitei a oportunidade para rearranjar clássicos da música americana dando-lhes um toque africano.  Nós não podemos nos esquecer de onde viemos, a nossa herança, a nossa alma. As raízes do jazz estão em África” disse a lenda Manu Dibango.

O álbum gravado na França, no “Ferber Studios”, teve a masterização feita em Cape Town, pela “Milestone Studios”. Trabalhado até ao mínimo detalhe, o álbum tem recebido elogios um pouco por todo o mundo e foi também nomeado para um prémio no AFRIMA de 2017.

De referir, que esta é a 9anomeação de Moreira Chonguiça para o SAMA, as anteriores nomeações incluem o álbum, “The Moreira Project Vol 1: The Journey”, nomeado para as categorias, “Best Instrumental”, “Best Contemporary Jazz Album” e “Best Producer”, tendo ganho nesta última categoria.

O álbum “The Moreira Project Vol 2: Citizen of the World”, foi nomeado para as categorias de “Best Contemporary Jazz”, “Best Producer” e “Best Album Packaging”, tendo ganho na categoria de “Best Contemporary Jazz Album”, e o álbum “Khanimambo” nomeado para as categorias de “Best Engineer” e “Best African Adult Album”.

 

Recent Posts
0