In news

Recentemente, a Adidas divulgou um projecto cujo objectivo é usar apenas plásticos reciclados nos seus produtos até 2024. E seguindo essa iniciativa, a marca anunciou a sua primeira sapatilha feita 100% com materiais recicláveis.

Chamada de “Futurecraft Loop”, a sapatilha foi projetada usando nada além de poliuretano termoplástico (TPU), um material plástico que reveste a sapatilha inteira, incluindo a “língua”, atadores, parte superior e a entressola com tecnologia de amortecimento Boost.

Segundo a Adidas, eles trabalharam neste projecto nos últimos 6 anos, com o objectivo de fazer a sua parte na geração de menos resíduos de plástico no mundo. A empresa diz que, ao possibilitar um modelo de manufatura onde as matérias-primas podem ser reutilizadas, ela pretende assumir a responsabilidade por toda a vida de um produto.

Enquanto as diferentes partes do Futurecraft Loop foram fabricadas na China, as sapatilhas foram montadas na Speedfactory, equipe de robôs da Adidas em Atlanta. A marca diz que procurou realizar um processo de fabricação que pudesse montar um sapato que fosse basicamente uma peça sólida de plástico sem usar cola, mas ao mesmo tempo sem comprometer o desempenho do produto, afinal, o Futurecraft Loop é uma sapatilha para corridas.

Segundo Eric Liedtke, membro do Conselho Executivo da Adidas, utilizar plástico reciclado nos seus produtos não é a única acção que a empresa pretende adotar: “O próximo passo é acabar com o conceito de ‘desperdício’ inteiramente. Nosso sonho é que você possa continuar usando os mesmos sapatos repetidas vezes”.

A Futurecraft Loop será lançada em edição limitada de 200 pares, que não serão vendidos e sim doados a um selecto grupo de corredores. Em troca, esses corredores deverão dar um feedback à marca, antes do lançamento global e para venda, a partir de 2021.

Recommended Posts
0