Importância do Selo Superbrand para uma marca

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Com o incremento de inovações tecnológicas, as marcas se vêm diante de um ambiente cada vez mais competitivo, no qual a busca por diferenciais em relação aos concorrentes passa a ser factor primordial para a permanência no mercado. A similaridade entre as ofertas é cada vez mais perceptível e as acções dos profissionais de marketing se tornam essenciais para a sobrevivência empresarial. Assim, é imprescindível compreender as expectativas do consumidor, uma vez que fica reforçado o papel deste como o principal norteador das acções empresariais.

Nos dias que correm, os consumidores são mais perspicazes e mais selectivos quanto a marca e produto que escolhem. Ouvem o que é relevante e filtram o que é banal. Como uma marca, atravessar a densidade da comunicação é um desafio, especialmente quando o consumidor espera ser abordado enquanto indivíduo único, com perspectivas sobre o seu mundo e sobre os benefícios que valem a pena ouvir. A criatividade e forte mensagem de uma marca nunca foi tão importante.

Mas afinal o que é uma Superbrand e que impacto tem o Selo Superbrands junto aos consumidores? A organização internacional que distingue todos os anos, em 89 países as marcas que mais se destacaram, concluiu que 93,4% das pessoas sente mais vontade de comprar ou experimentar um produto quando este ostenta o selo dourado das Superbrands. De acordo com o estudo realizado pela Nielsen e TNS Research que envolveu 1022 consumidores, mais de 73% dos inquiridos respondeu que quando vê uma marca com o selo Superbrands, automaticamente considera que os respectivos produtos ou serviços têm qualidade e reputação.

O inquérito da Superbrands permitiu ainda concluir que 92% dos inquiridos estariam mais inclinados a recomendar uma marca com o selo Superbrands. Assim sendo, que requisitos são necessários para se distinguir uma Superbrand?

Para a distinção das marcas, é feito um estudo das marcas dos diversos sectores e que estão na mente dos consumidores. A pesquisa é realizada pela empresa líder em pesquisas de mercado – Ipsos Moçambique. Após o estudo, o Conselho Superbrands reúne-se para seleccionar as principais marcas, através de critérios como domínio de mercado, longevidade, goodwill, fidelização e aceitação no mercado.

As Marcas que atingem o estatuto  Superbrands, podem utilizar o selo “Marca de Excelência”, como factor diferenciador e de reconhecimento perante os seus clientes, parceiros e consumidores em geral. Muitas das grandes Marcas nacionais e internacionais, utilizam o selo Superbrands em campanhas publicitárias, embalagens acompanhando os seus produtos e serviços.

Para a escolha das marcas de excelência, junta-se um conselho Superbrands responsável por identificar os requisitos acima referênciados. A 5ª edição do Superbrands juntou reconhecidos profissionais de comunicação do país, nomeadamente Alexandre Mari (Miramar), Ben (Touch), Benedito Novele (Jornal Notícias), Christine Ramela (BancABC), Elisa Ribeiro (agência Golo), Helga Nunes (Revista Capital), Jaime Fernandes (Ipsos), João Ribeiro – Cineasta/Realizador ( GoTV),  Lina Halaze (Socimpex), Nídia Inaque (Bom Garfo) e Rogério Lam (BCI).

A Superbrands Moçambique é uma organização internacional e independente, que se dedica a promoção da política do branding e ao reconhecimento das marcas de excelência em 89 países deste 1995.

Desde a sua criação em Moçambique, mais de 60 marcas já foram reconheciadas pela organização internacional e já receberam o selo Superbrands que lhes conferiu maior credibilidade e reconhecimento internacional como marca de excelência, assim como conquistou maior confiança nos consumidores.

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